O milho é um dos cereais mais cultivados no Brasil devido à sua grande flexibilidade para se adaptar aos diferentes tipos de produção. Um dos destaques desta cultura é o chamado milho safrinha, que recebe esse nome porque é plantado após a colheita da safra.

A época do plantio do milho safrinha vai de janeiro a março, muito dependente da colheita da soja.

A safrinha geralmente não é irrigada, chamando assim o cultivo de sequeiro, pois a safrinha é plantada mais cedo para que o volume de chuvas seja maior durante o ciclo.

O investimento para o plantio do milho safrinha está em torno de R$ 1.900,00 a R$ 2.200,00 por hectare, levando em conta apenas os insumos, desde sementes a adubos e defensivos. Para ter uma boa produtividade no plantio do milho safrinha, além da ajuda do tempo, chuvas no momento certo do ciclo da cultura e escolha de boas variedades é fazer um bom manejo cultural e fitossanitário.

Já a adubação para o milho safrinha, depende da tecnologia do produtor. Há produtores que fazem o básico, ou seja, colocam somente o que acham necessário. Mas os produtores mais tecnificados escolhem a melhor semente, o melhor adubo e fazem os melhores tratos culturais e fitossanitários.

Além de ser uma cultura de alto risco, pois dependemos muito do tempo, ou seja, de chuvas no momento certo do desenvolvimento da planta, é preciso tomar os cuidados em relação ao controle das plantas daninhas, para não haver competição pela busca de nutrientes, água e luz. Também são necessários os tratos fitossanitários, que seriam o controle das pragas e doenças. Se não controladas, elas irão limitar a produtividade da lavoura.

Com um bom planejamento é possível obter altas produtividades e lucrar com o milho safrinha. O sucesso da lavoura depende do manejo.

BRA Agroquímica

Para cuidar da lavoura de milho, a BRA Agroquímica oferece fungicidas, herbicidas, inseticidas e uma linha de nutrição vegetal. Todos os produtos garantem assertividade no controle dos problemas que podem atrapalhar o plantio e desenvolvimento da safra do milho.

Além dos defensivos específicos para esse tipo de cultura, a BRA conta também com produtos para café, cana-de-açúcar, feijão, soja entre muitos outros.

Para saber mais sobre cada um deles acesse https://bra-agroquimica.com.br/produtos/linha-pastagem/.