No dia 1º de outubro foi o Dia Internacional do Café, uma das bebidas mais consumidas no mundo e um dos produtos que mais se destaca no cenário da agricultura brasileira. Além disso, o café vem alcançando números recordes nas últimas safras e também em exportações. Por todos esses motivos, a BRA Agroquímica não poderia deixar de registrar essa data.
A produção dos cafés do Brasil estimada para este ano de 2018 é de 59,90 milhões de sacas de 60kg colhidos em uma área em produção de 1,86 milhão de hectares, com produtividade média de 32,17 sacas por hectare. Do volume previsto para a safra, a produção de café arábica corresponderá a 76,7%, ou seja, 45,94 milhões de sacas e a de conilon a 13,96 milhões de sacas (23,3%).
A produtividade do café arábica deverá atingir 30,74 sacas por hectare e o café conilon, 38,01 sacas por hectare, números que representam novo recorde histórico das lavouras de café do nosso País. Esses dados da cafeicultura nacional foram divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento – Conab no 3° Levantamento da Safra de Café de 2018 – setembro 2018 que também está disponível na íntegra no Observatório do Café, do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café.
No Levantamento de Safra, a Conab atribui o crescimento da produtividade ao ciclo de alta bienalidade (sobretudo em lavouras da espécie arábica), às condições climáticas favoráveis e à utilização de tecnologias, tais como de irrigação, adubação e poda, inclusive pela renovação de parte do parque cafeeiro com cultivares (variedades) mais produtivas. Nesse sentido, vale destacar o esforço do cafeicultor para atualizar seu sistema de cultivo e a contribuição da pesquisa cafeeira, que disponibiliza tecnologias para a cafeicultura. Exemplos de cultivares e outras tecnologias de cultivo, desenvolvidas por instituições do Consórcio Pesquisa Café, são divulgados também no Observatório do Café.
Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a produção do primeiro semestre foi recorde, o que fez com que a organização aumentasse a previsão para 59,9 milhões de sacas de 60 quilos para 2018 (aumento de 3,2% em relação à previsão anterior). Além disso, o levantamento apontou para um aumento de 33,2% na colheita ante 2017.
O café proporciona cerca de 8 milhões de empregos na cadeia produtiva e movimenta mais de 24,3 bilhões de reais por ano.
Fonte: Agrolink
COMPARTILHE TAMBÉM