Fertilizantes como sulfato e nitrato de amônio e grânulos de ureia revestidos com polímero ajudaram a reduzir em torno de 70% a emissão de óxido nitroso. Essa descoberta é resultado de um estudo realizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em que testes apontaram como a utilização desses fertilizantes pode ajudar a diminuir os gases do efeito estufa.

O estudo avaliou as perdas de nitrogênio após a aplicação de adubos convencionais, estabilizados e de liberação controlada em lavoura de feijão irrigado, no inverno, na região de Cerrado. “No caso do óxido nitroso, essa estimativa é importante porque o setor agropecuário é uma das principais fontes desse gás de efeito estufa que, embora menos presente na atmosfera, tem um potencial de aquecimento 310 vezes maior do que o dióxido de carbono”, explicou a pesquisadora da Embrapa, Márcia Thaís de Melo Carvalho

Os testes realizados para obter os resultados da pesquisa foram produzidos em áreas com o cultivo de feijão irrigado, em plantio direto, sob palhada de milheto, no município de Santo Antônio de Goiás (GO), em áreas da Embrapa Arroz e Feijão. Segundo o estudo, quanto menor for a eliminação de gases de efeito estufa, menor é a quantidade de nitrogênio que “escapa” do solo. Assim, os dados afirmaram que as taxas de emissão foram de 01% para sulfato de amônio; 0,09% para nitrato de amônio; 0,10% para ureia com polímero; 0,21% para ureia com NBPT; e 0,36% para ureia comum.

A pesquisadora ainda disse que a maior perda de nitrogênio não foi com óxido nitroso, mas sim com amônia. “O sulfato de amônio e o nitrato de amônio são fontes que podem contribuir para mitigar tanto a emissão de óxido nitroso, quanto a volatilização de nitrogênio na forma de amônia em sistemas de produção de feijoeiro irrigado, em sistema de plantio direto na palha, quando a adubação é realizada em cobertura”.

Este estudo reafirma ainda mais o trabalho realizado pela BRA Agroquímica no setor de defensivos agrícolas. Afinal, a BRA busca atender cada vez melhor seus clientes, oferecer produtos eficientes e de qualidade, contribuir com o desenvolvimento do agronegócio e preservar o meio ambiente e o planeta. Confira todas as linhas de produtos da BRA.

Fonte: Agrolink