Instrução Normativa é negociada entre setor produtivo e órgãos públicos
A mistura de defensivos agrícolas em tanque está muito próxima de ser liberada no Brasil através de uma Instrução Normativa que está sendo negociada entre o setor produtivo e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A técnica ainda é proibida no Brasil, apesar de ser praticada em nada menos que 97% das aplicações de agroquímicos feitas no País, segundo pesquisa da Embrapa.
“A intenção, com a Instrução Normativa, não é apenas regularizar a técnica de mistura em tanque. Construímos o texto levando em consideração a parte social e ambiental, fundamentais para manutenção da atividade rural”, explica a coordenadora da Comissão de Defesa Agrícola da Aprosoja, Roseli Giachini
O doutor em Agronomia e pesquisador na área de manejo de plantas daninhas da Embrapa, Dionízio Gazziero, aponta que a mistura de defensivos agrícolas em tanque é “fundamental” para o Brasil.
“Estamos em um país tropical em que dependemos do uso de defensivos agrícolas para conseguirmos produtividade máxima. Por ser tropical, temos problemas com pragas, insetos, plantas daninhas e doenças”.
COMPARTILHE TAMBÉM