BRA Agroquímica registrou no Brasil o ARCAR, um novo inseticida microbiológico que possui como ingrediente ativo os conídios do fungo Metarhizium anisopliae. O produto é da linhagem ESALQ E9 (Exclusiva Koppert), possui em sua composição pó molhável (WP) de Metarril® e tem como principal alvo a cigarrinha-das-raízes (Mahanarva fimbriolata).

Além disso, o novo produto biológico apresenta ótimas características de solubilidade e suspensibilidade, o que prova sua excelente dispersão em água e condições de aplicações em campo.

Indicado para o manejo de resistência de insetos-praga a inseticidas químicos, o ARCAR é ideal para o Manejo Integrado de Pragas (MIP), preserva os inimigos naturais das pragas e não é tóxico ao meio-ambiente, à saúde humana e aos animais.

O inseticida deve preferencialmente ser aplicado no final da tarde ou em dias nublados, com temperaturas entre 25 e 35 graus e umidade relativa do ar mínima de 60%. O responsável pela aplicação também deve realizar a limpeza prévia do equipamento de pulverização e evitar calda pronta.

O mecanismo de ação funciona da seguinte maneira: os conídios do fungo germinam na superfície do inseto-praga, penetrando em seu tegumento e colonizando-o internamente. Assim, a liberação de toxinas no interior do inseto reduz a sua mobilidade até a morte.

Posteriormente, os insetos colonizados pelo fungo se tornam imóveis e cobertos por uma camada de conídios, visível a olho nu em tons verdes. Todo o processo ocorre em até 12 dias após a aplicação, dependendo das condições climáticas.