É no caminho da expansão da sojicultura para além das fronteiras do Rio Grande do Sul que Mato Grosso entrou no cenário nacional de produção do grão. Cidades como Rondonópolis, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Primavera do Leste, Campo Verde, Campo Novo, Sapezal e Tangará da Serra, entre outras, surgiram e se desenvolveram a partir da cultura da soja. Atualmente, das dez cidades com maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado, nove têm na sojicultura sua base econômica.

Cada vez mais o grão vem se destacado no estado do Mato Grosso e superando as expectativas dos produtores. Prova disso é que o plantio da safra 2018/2019 de soja atingiu 0,83% da área prevista em Mato Grosso, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Os trabalhos de campo estão adiantados diante igual período do ano passado, quando 0,14% da área havia sido semeada.

Segundo o Imea, há áreas já plantadas em todas as regiões do estado, mas os maiores porcentuais estão no oeste (1,62%) e médio-norte (1,10%) de Mato Grosso. O instituto estimou área plantada de 9,579 milhões de hectares.

Entre os produtos da BRA Agroquímica que se destacam pela eficiência em plantações de soja estão: Orbis, Band, Grant, Copa, Permetrina 384, Rajer 250 WG, Grassato 480 SL, BRA 30 e BRA Flex. Esses produtos garantem um bom desenvolvimento da cultura, inibem a ação de diferentes patógenos e possibilitam alta produtividade nas plantações.

Fonte: Agrolink